Como fazer arroz integral

Como fazer arroz integral
5 (100%) 2 votes

arroz

-Rende 4 porções

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz integral
3 xícaras (chá) de água
1/4 de cebola picada
-sal a gosto

Modo de fazer:

Coloque o arroz em um escorredor e lave-o sob água corrente. Em uma panela média coloque a água, o arroz e a cebola picada e o sal a gosto.
Leve ao fogo alto e espere ferver, então abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhar por 30 minutos ou até que fique macio e soltinho. Retire do fogo e sirva em seguida.

50 thoughts on “Como fazer arroz integral

  1. Gostaria de saber a dica para que o arroz integral não fique duro após o cozimento. Quanto deve ser de água e quanto tempo deve ficar no fogo.

    Obrigada

    Rita

  2. Rita,
    Terei que fazer alguns testes para te responder essa pergunta, assim que eu souber a resposta entro em contato contigo.
    Obrigada por deixar a sua dúvida do blog, responderei assim que puder.

    Obrigada
    Rita (sim, também sou Rita)

  3. Faço da dúvida da Rita a minha dúvida (sobre como proceder para o arroz não ficar duro demais; digo demais porque é de se esperar que o arroz integral fique sempre mais duro que o branco).
    Ah, na próxima receita, não esqueçam de incluir o sal! Comida sem sal é muito sem graça rsrsrsrs.
    Obrigado desde já.

  4. Fernando,
    para o arroz integral não ficar duro, deve-se por mais água nele do que no arroz comum e deixá-lo cozinhar em fogo brando. Depois de pronto, deixe a panela fechada por mais uns minutinhos.
    Outra opção é usar a panela de pressão, eu nunca fiz dessa forma, mas já ouvi falar que funciona.

  5. Eu tenho 15 anos, minha mãe saiu e estou com fome. Eu queria saber qual tempero utilizar para que o arroz fique bom 😀 Obrigado

    Marlon

  6. Boa noite!!!!

    Obrigada pela otímas receitas pois agora estou aprendendo a usar os produtos naturais

    e claro é quando surgem as dúvidas.

    ATT: ELZA

  7. hoje fiz arroz 7 cereais integrais pela primeira vez, como manda na embalagem so que ficou cheio de agua …coloquei 3x de agua para 1 x de arroz e deixei cozinhar por 30 minutos….mesmo assim ficou com um dedo de agua

  8. O arroz integral fica excelente se: 2 copo de arroz bem lavado; 3 copos de água fria; 1 colher de café de sal. Tudo na panela de pressão. Quando a panela “chiar” marcar o tempo de 40 min e desligar. Tirar logo a pressão, abrir a panela, colocar numa travessa ou qq prato e esperar esfriar um pouco. Bom apetite!

    Se 3 copos de arroz, usar 4 de água.

  9. Gente ai vai uma dica para que o arroz integral nao fike muito tempo no fogo e amoleça rápido, é simples basta crescentar uma gotinhas de limao à agua que esta o arroz e pronto ele diminui pela metade o tempo de cozimento e diminui o gosto forte.

  10. gente eu tentei de varias formas fazer arroz integral,e nunca dava certo ,foi entao q resolvi cozinhar na panela de pressao ,faço assim ,primeiro eu lavo o arroz e deixo de molho por 1 hora quando vou cozinhar esta mais macio ,coloco metade de 1 cebola picada com 1 colher de sopa de azeite e deixo fritar,logo apos jogo o arroz e coloco tempero q quiser pra dar sabor pode ser caldo de carne ou de galinha ,e sal a gosto,cubro de agua uns dos dedos acima do arroz e coloco na pressao por 10 minutos ,abro e coloco vegetais ,coloco mais um pouco de agua e volto a pressao novamente por mais 10 minutos ,fica bem cozidinho eu adoro minha filha de 3 aninhos come desse arroz e adora ,espero q eu tenha ajudado bj

  11. Pessoal, uma duvida: o arroz integral absorve mais o sal ou é impressao minha.

    Todo dia faço uma panela de arroz, e cada dia diminuo o sal, mas mesmo assim o bendito fica salgado. Hj fiz e coloquei só “o cabinho” da colher de sal e o bendito apareceu …eh normal? eh melhor fazer sem sal?

  12. Pessoal, uma duvida: o arroz integral absorve mais o sal ou é impressao minha??

    (era uma interrogação q eu nao coloquei no post anterior)

  13. Já tentei fazer arroz integral de várias formas, até na panela de pressão já cozinhei e mesmo assim fica duro e empapado. Como fazer para que o arroz integral fique cozido e nao fique empapado. Me ajudem.

  14. oi pessoal descubri em 15/01/2011 q sou diabetico gostaria de saber se o arroz integrau ajuda e se tem carboidratos;se e recomendado para pessoas c/ esta patologia ?? ghrato antonio

  15. gostaria de recebe resposta no meu email pois me sinto carente de informaçoes desta natureza me desculpem por erro hortografico no comentario anterior (grato ANTONIO0

  16. Antônio,

    Eu não tenho como te dar muitas informações pois não entendo muito do assunto. O ideal seria que tu procurasse um nutricionista para tirar suas dúvidas.
    Porém, encontrei alguns textos e perguntas na internet que talvez possam te ajudar:

    http://pt.petitchef.com/receitas/arroz-integral-beneficios-e-curiosidades-fid-378143

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080724143441AAu0onI

    http://www.saudeintegral.com/artigos/diabetes.html

    Desculpe não ter como ajudá-lo mais.

    Rita

  17. obrigada por sempre nos ajudar a preparar algo na cozinha saboroso.
    Agora não entendo o porque nos restaurantes o arroz integral é soltinho e bem cozido e o meu é duro e não fica solto. Será que eles cozinham o arroz na panela de pressão?
    Será que voces podem mim ajudar?
    Abraços.
    Leidi

  18. Oi Antônio, sou nutricionista, me passe seu e-mail que te mando umas dicas e uma dieta para diminuir a sua glicemia.

  19. olha ate q manjo na cozinha mas o arroz integral……….. nao consegui fazer,mas depois de tanta dica vou acertar agora,obrigado pelo toque e sempre bom aprender.

  20. Gente a melhor ajuda aí foi a da Karla, relamente o arroz integral só fica bom na panela de pressão, então segue as instruções deela e parem de ficar fazendo a mesma pergunta, vcs já têm da karla, então, PRATIQUE!!!

  21. Oi, gostaria de saber como fazer o arroz integral, sem que ele fique duro, nao consigo. Por favor, me dê uma dica. Fico aguardando resposta.
    Um abraço
    Zenilda

  22. Giovanna vc poderia me mandar essa dieta pra diminuir a glicemia tb? Minha mãe tá fazendo tratamento e eu tb terei que começar uma dieta, a glicemia dela anda alta, e eu estou muito acima do peso. meu e-mail é: flavinha_krioca@hotmail.com

    desde já agradeço.

  23. Pessoal! Vi que esqueci de colocar o sal, mas já consertei! Desculpem o transtorno!
    Estou adorando as dicas de vocês!

  24. Este negócio de que o arroz integral fica pronto com trinta minutos de fervura, sóse for em fogão industrial. A verdade é que o mesmo tem um cozimento superior a 30 minutos, e sua maciez não depende de qualidfade, pois já testei umas dez, depende é de tempo no fogo.

  25. Gente, consegui fazer arroz integral perfeito..cozido e soltinho. No microondas.

    Tipo..coloco 2 medidas de arroz e mais 4 1/2 mais ou menos de água.
    15 minutos potencia alta, + 7 min. potencia 8..após este tempo deixa ele descansando no micro + ou – 1/2 hora..Fica perfeito..Ah.. e colocar um caldo de carne ou qualquer outro, o sabor melhora mto..Espero ter ajudado..

  26. Tambem tive dificuldades em fazer arroz integral e agora esta dando certo.
    receita para 1 xicara de arroz, ponha o arroz demolho em agua quente ate
    o momento do preparo, em seguida lave bem e deixe escorrer, enquanto isto
    refogue alho no azeite sem dourar muito acrescente o arroz e não deixe fritar
    seguida coloque 3 xicaras de agua quente e sal a gosto faça em panela de
    pressão. sem fritar o arroz fica solto.bom apetite.

    ]]]

  27. esse arroz é d+ ,nossa nunca vi arroz tão gostoso ,quer dizer já vi sim o arroz soltinho é o melhor arroz antes do integral ,muito bom ,guando eu aprendi a fazer arroz solto e integral ,aprendi a fazer comida ,muito obrigada mesmo .

  28. concordo com dilceia isso é verdade ,mas acrescentei uma coisa milho verde ,e que no meu almoço e jantar como: arroz ,feijão,galinha asada ,salada de morango ,e tomate feito de primeira ,e sobremesa como: cada dia um bolo de um sabor ,torna de maçã ,gelatina ,ou as vezes saio pra tomar sorvete .gosto de comer bem ,é por isso que faço arroz solto e integral ,a gente muda de vida .quero dizer pra todas as pessoas que pos seus comentarios ,vocês são de mais ,esse comentário é pra provar que tudo é possivel até comer bem

  29. Para o arroz integral nao ficar duro deixe de molho por 2 horas antes de cozinhar… e deixe 5 mim abafado depois de cozido

  30. Eis aqui uma dica Infalivél… Coloque o Arroz Integral de molho, em água filtrada, 12 horas antes de cozinhá-lo. Depois acrescente cebola, Caldo Knorr, 01 colher de Sopa de Azeite de Oliva e Sal a gosto. Deixe cozinhar em fogo brando por 45 minutos. Não tem erro e não fica com aquele gosto insuportável de Arroz pra “Doente” comer !!!!
    Go Hard or Go Home !!!!

  31. 1) Usem uma panela pequena, tipo aquelas leiteiras com anti-aderente.
    2) 4 dedos de água acima do nível do arroz.
    3) Refogado de cebola ou cebola e alho no fundo.

    Não tem erro.

  32. Aos amantes da comida natural, vai uma dica: arroz integral pede bastante, alho, cebola, curry ou páprica picante, dá um sabor bem bacana.
    Eu só o faço na panela de pressão e tem dado mto certo.

  33. Olá.
    Faço arroz integral da seguinte forma. Fica soltinho e macio!

    Refogo a cebola e coloco o arroz integral (1 xícara), fritando-o por 2 minutos. Depois, coloque água fria até cobrir o arroz cru (1 dedo acima) e deixe ferver. Após 5 minutos fervendo, apague o fogo e deixe-o descansar por volta de 30 minutos. Nesse meio tempo, o arroz absorve a água e cresce.
    Coloque mais um copo de água fria, acrescente sal a gosto e deixe ferver novamente até secar.

    O segredo é NÃO colocar sal antes que ele cresça. Fica muito gostoso e sempre dá certo!

  34. BOA TARDE !
    EU SEMPRE DEIXO O ARROZ INTEGRAL DE MOLHO POR 12 HORAS ,ISSO É CERTO ?
    ELE PERDE OS NUTRIENTES ?
    OBRIGADUUUUU

  35. Giovana sei que vc e a pessoa que pode ajudar os Diabeticos para diminuir a glicemia,eu Carlos tenho Diabete tipo 2 tomo os meus remedios e fico bem controlado queria saber de vc qual é esta dieta para controlar a glicemia obrigado.

  36. eu faco igual o arroz normal, apenas coloco uma quantidade maior de cebola, que prefiro refogar. Meia cebola media bem picada, fio de azeite na panela quando a cebola comecar a dourar, acrescento o arroz, refogo mais ou menos um minuto, acrescento a agua e sal a gosto. Cinco minutos fervendo e abaixo o fogo e a panela semi tampada. Quando a agua em cima some, mas ainda tem por baixo, so mexer levemente na panela que se percebe, eu coloco o fogo no mais baixo possivel e acrecento salsa e cebolinha bem picados com azeite e derramo por cima, sem mexer no arroz. tampo a panela totalmente so abrindo para verificar se ainda tem agua por baixo, quando vejo que o fio de agua eh bem pequeno, provo arroz, estando no meu gosto, deixo a panela aberta ate secar, se nao, mantenho ela fehcada. Aqui tem dado certo mas nao fica igual arroz de restaurante, o paladar fica otimo, mas nao tao soltinho e um al dente bem prazeroso nao duro.

    percebi que muitas coisas fazem diferenca, penela normal, com teflon de ceramica… potencia do fogao… eu me achava bom em fazer arroz, na casa de uma amiga queimei 🙁

  37. Gente nao usem sazom ou caldo kinor no seu arroz integral!
    Esses temperos tem muito sódio e nao é saudavel !

  38. Giovanna boa tarde; Gostaria imensamente de receber esta dica de como abaixar a glicemia e triglicérides pois ambas se encontram muito altas. Obrigado sem mais, aguardo sua resposta

  39. Olá pessoal, sou principiante nessa questão de arroz integral, mas descobri que a melhor maneira de prepará lo é na pressão. Refogue uns quatro dentes de alho e uma cebola pequena no azeite, colocar o arroz e adicionar cominho, louro, açafrão, sal, pimenta calabresa. Coloque para cada xícara de arroz, duas xícaras de água. Tampe a panela e deixe quinze minutos na pressão. Abra a panela e adicione uma xícara de ervilha se

  40. sou diabético e tenho que comer arroz integral.
    mas não estou conseguindo.
    por causa do cheiro e do gosto ruim.
    como faço para tirar o cheiro ruim do arroz integral ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *