Receita: Pudim de Leite Condensado (com ou sem furinhos)

Receita: Pudim de Leite Condensado (com ou sem furinhos)
Avalie a Receita!

Pudim de leite é uma receita de origem portuguesa, mas é unanimidade nas festas de família dos brasileiros, principalmente no natal e ano novo. Além de ser uma delícia, leva poucos ingredientes e é muito fácil de fazer. No entanto, há quem prefira o pudim com furinhos e quem prefira aquele bem lisinho, sem nenhum furinho, igual o de padaria. Aqui em casa preferimos o lisinho (como mostra nas fotos), mas vamos ensinar a fazer dos dois jeitos, com todas as dicas para você nunca mais errar o ponto que gosta do pudim.
Vamos aprender?

Para fazer o pudim de leite condensado você irá precisar de:

1 lata (ou caixinha) de leite condensado
4 ovos
2 latas de leite integral (utilizar a lata ou a caixinha do leite condensado para medir)
1 colher de sopa de maisena
Essência de baunilha à gosto

Para a calda do pudim você irá precisar de:

1 xícara (240 ml) de água
2/3 de xícara de açúcar

Passo a passo:

Iniciamos a receita fazendo o caramelo, que será a calda do pudim.
Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao modo de preparo do caramelo, mas não tem segredo: misture (com o fogo desligado), em uma panela, a xícara de água com os 2/3 de xícara de açúcar até ficar esbranquiçado.
Ligue o fogo no mínimo, coloque a panela com água e açúcar e deixe, sem mexer, até ferver e começar a dourar o caramelo. Vai demorar entre 10 e 15 minutos. Não precisa mexer a panela com colher, pois a temperatura da colher fazer com que o açúcar volte a cristalizar e pode estragar sua calda.
Se precisar mexer, mexa apenas a panela em movimentos circulares. Chegando ao ponto de caramelo, despeje imediatamente em uma forma de buraco no meio, espalhando com cuidado em toda a forma. Reserve.

Agora, coloque no liquidificador a lata de leite condensado, os 4 ovos, as 2 latas de leite (mesma medida do leite condensado), a maisena e, se desejar, uma colher de chá de essência de baunilha. Bata tudo por uns dois minutos e despeje na forma reservada com a calda. Se sua forma de pudim não tiver tampa, cubra com papel alumínio (lado brilhante para dentro) .

Para fazer o pudim com furinhos:

Preaqueça o forno por 10 minutos à 200°C e coloque o pudim para assar à 220°C em banho-maria com a água do banho-maria quente. O tempo de cozimento pode variar de 1 hora até 1 hora e meia. Para saber se ficou pronto, tire a tampa ou levante o papel alumínio e encoste o cabo de uma colher, se não afundar, está pronto. Leve para gelar por no mínimo 3 horas e desenforme para servir.

Para fazer o pudim sem furinhos:

Coloque o pudim para assar a 180°C em banho-maria com a água do banho-maria fria. Não é necessário preaquecer o forno. O tempo de cozimento é mais longo, pode variar entre 2 horas e meia até 3 horas e meia. Para saber se ficou pronto, tire a tampa ou levante o papel alumínio e encoste o cabo de uma colher, se não afundar, está pronto. Leve para gelar por no mínimo 3 horas e desenforme para servir.

Bom apetite!

Clique aqui e veja outros receitas de sobremesas
Clique aqui para nos seguir no Instagram
Clique aqui e curta nossa página no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *