Receita Panqueca americana

Receita Panqueca americana
  • PREPARO40 min
  • RENDIMENTO8 porções

Ingredientes

  • 1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 ovos levemente batidos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • pitada de sal
  • óleo

Modo de Preparo

  1. Misture em um recipiente: a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
  2. Em outro recipiente, misture os ovos, o leite e a manteiga.
  3. Acrescente os líquidos aos secos, sem misturar em excesso.
  4. O ponto da massa não deve ser muito líquido, deve escorrer lentamente.
  5. Aqueça e unte a frigideira com óleo, coloque a massa no centro, cerca de 1/4 xícara por panqueca.
  6. Vire a massa para assar do outro lado e está pronto!

Informações Adicionais

  • A panqueca americana é provavelmente o café da manhã mais famoso dos Estados Unidos. Diferente da panqueca tradicional que conhecemos aqui, a panqueca americana salgada não é muito comum, sendo normalmente servida na forma doce, com coberturas e frutas. Além disso, sua massa é mais grossa que a da panqueca tradicional, e ela não é recheada. 

    Por ser uma receita de preparo simples e não envolver corte de ingredientes, a massa de panqueca é excelente para fazer junto com as crianças. Lembrando, claro, que alguns cuidados devem ser sempre tomados: mantenha as facas fora do alcance, além de armários e gavetas bem fechados, e limpe o chão sempre que cair algum ingrediente ou respingo, para evitar escorregões. Os pequenos vão adorar separar os ingredientes, ajudar a misturá-los e participar de quase todo o processo, com exceção do momento em que ela vai ao fogo. E, no final, orgulhosos, poderão se deliciar com uma panqueca feita por eles.   

    Para servir a panqueca americana doce, existem muitas coberturas que acompanham: calda de chocolate, Nutella, mel, frutas como banana e morango, geleias, sorvete e muitas outras opções.

    Você também pode incrementar sua receita de panqueca adicionando gotas de chocolate ou rodelinhas de banana na massa. Se quiser dar uma corzinha diferente à sua panqueca, misture o leite com um pouco de cacau ou com o suco de meia cenoura. 

    Tem intolerância ao glúten ou está de dieta? Deixe sua massa de panqueca mais leve substituindo a farinha de trigo tradicional pela mesma quantidade de aveia ou de fubá. 

    Sendo uma receita versátil, podemos fazer diferentes tipos de panqueca americana como panqueca americana de chocolate, panqueca americana de banana, panqueca americana fit e até mesmo panqueca americana vegana. 

    Agora que você sabe como fazer panqueca americana, confira outras receitas no SuaReceita perfeitas pro café da manhã como tapioca, crepioca, omelete, pão caseiro, misto quente, bolo de pão de queijo, bolo de milho, bolo de fubá, bolo de cenoura e muito mais!

Receitas Relacionadas