Numa bacia, coloque o açúcar e o fermento biológico fresco, misturando esses dois ingredientes até formar um líquido, ativando o fermento.
Adicione o ovo, a margarina e depois a farinha de trigo, misturando levemente com as mãos, colocando água morna e tornando a misturar.
Estando a massa já bem misturada, ponha o sal, misture bem e vá adicionando a água até dar o ponto, que é quando a massa estiver homogênea, macia e sem grudar na bacia.
Sove durante mais 3 minutos e passe para uma bancada enfarinhada.
Divida a masa em 3 pedaços de 400g cada, pesando numa balança culinária, se você tiver.
Abra cada um desses pedaços com o auxílio de um rolo, pincele com gema, para fixar bem o recheio e ele não escorrer na hora de assar.
Uma sugestão de recheio, é misturar: calabresa ralada, salsinha picada, pimentão vermelho picado e requeijão cremoso.
Espalhe o recheio sobre a massa, cobrindo toda a superfície. Enrole a massa, formando um cilindro comprido. Corte o cilindro em três partes iguais, mas sem separar uma das extremidades. Trance as três partes, unindo as pontas soltas no final. Feche a trança, juntando as duas extremidades e formando um círculo.
Transfira a rosca trançada para uma forma de furo central untada com margarina e óleo e polvilhada com farinha. Faça todo esse processo com os outros dois pedaços de massa par obter 3 roscas.
Pincele cada uma delas com gema de ovo, corte salsinha com uma tesoura culinária, por cima das roscas, para “salpicar” e finalize com rodelas de calabresa por cima.
Deixe descansar por 30 minutos para crescer e dobrar de volume.
Leve ao forno para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15-20 minutos, ou até dourar.
Prontinho! Sirva e saboreie sua maravilhosa rosca salgada!
Deixe um comentário